LONA PORTUGAL

Nascida em 2010, a LONA tem vindo a produzir e a oferecer ao mercado profissional a sua coleção de produtos que, maioritariamente, contêm um elemento comum: o tecido com o mesmo nome.

A Lona é um clássico reinventado para a contemporaneidade, respeitando a alta qualidade e técnicas de produção, mantendo a identidade, carácter e excelência de um produto nacional, aliando sustentabilidade e versatilidade na criação de novas tendências.

Todo este colorido riscado está no nosso subconsciente coletivo de uma maneira vincada desde a infância, pelo prazer das férias nas praias de barracas alinhadas, toldos, para-ventos em lona, sempre com riscas coloridas.

Lona é um nome que deriva do francês "Olonne", cidade do "Vallé du Loire", onde se começou a fabricar este tecido. Veio para o litoral norte de Portugal, sendo aqui fabricado pelas suas características de tecido forte, compacto e resistente, usado sobretudo para proteção do vento e raios solares no Verão e da chuva e intempéries no Inverno. Tem vindo a ser utilizado principalmente em velas para barcos, cadeiras de praia e jardim, tendas de campanha, pela resistência e beleza dos coloridos riscados.

Duma forma mais elementar, a lona é “um tecido 100% algodão com uma trama simples e geralmente produzido com fios torcidos”.